Home » Ocasiões especiais » Natal » Polvo à Lagareiro
receita de polvo à lagareiro

Polvo à Lagareiro

Receita de Polvo à Lagareiro

  • 1.5 kgs Polvo
  • 6 Dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • Coentros a gosto
  • 2 cebolas pequenas

Preparação

Coza o polvo na panela de pressão por 15 a 20 minutos (não é necessário colocar água, o polvo coze na própria água que liberta), junte 1 cebola, 1 dente de alho e 1 folha de louro.

Depois de cozido, corte o polvo em partes (pode simplesmente separar os tentáculos) e coloque num tabuleiro de barro (de preferência). Corte a cebola e os alhos em laminas fininhas e coloque por cima do polvo, assim como a folha de louro, os coentros picados e sal a gosto. Regue com bastante azeite, e leve ao forno por +- 20 minutos.

Sirva quente e acompanhe com salada e batata a murro.
Sugestão: ver receita de batata a murro no forno e no microondas.

Veja também Tentáculos de Pota à Lagareiro

 

7 comments

  1. Olá!
    Para quem não tem panela de pressão, há alguma diferença na cozedura do polvo? E, nesse caso, quanto tempo demora a cozer? Também se pode cozinhar sem água?

    A vossa receita não diz para quantas pessoas é, mas penso que 200g por pessoa será suficiente, não?

    Outra questão: há quem congele o polvo antes de o cozinhar para ficar mais macio – deve-se portanto comprar polvo congelado? Ou trata-se de um mito sem fundamento?

    Muito obrigada,
    Maria

    • Olá Maria. Para cozer o polvo sem panela de pressão, basta colocar a cozer com um pouco de agua no fundo (em principio o polvo liberta água suficiente para a cozedura, mas se isso não acontecer, adicione água) e ir verificando a cozedura com um garfo.

      As receitas apresentadas são em média para 4 pessoas.

      Eu uso sempre polvo congelado, se é um mito não sei, mas penso que fica mesmo mais tenrinho e for congelado.

      Cumprimentos
      Patrícia

  2. Confirma-se, o frio serve para ‘quebrar’ as fibras do polvo, caso contrário se for confeccionado fresco vai parecer algo borrachoso.

  3. e que nao tem panela de pressao quanto tempo demora

    • Ola Carlos
      Se não for cozido na panela ded pressão, o polvo pode levar cerca de 30/40 minutos a cozer, dependendo do polvo, do fogão, etc. Mas nesse caso o melhor é ir verificando com o garfo.
      Cump
      Patrícia

  4. Eu faco de outra maniera meto 2cebolas as rodelas numa certã com azeite e alho. Ate ficar transparente meto à cebola por cima do polvo e com tiras de pimentos assados vermelhos e verdes bâtâtas à muro azeitonas e bastante aziete vai Ao forno 20m e serve-se com coentros e

  5. eu faco de outra maneira que tambem e uma delicia no fim de cozer o polvo corta-lo em bocados grandes meter num tabeleiro com batatas a muro tiras de pimentos assados vermelhos e verdes a parte fazer 2 cebolas as rodelas numa certa com azeite ate ficarem transparentes e quase no fim meter 2 dentes de alho meter por ima do polvo e ir ao forno 20 minutos servir com azeitonas e coentros picados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

loading...