Receita de arroz de polvo
- 1.5 kgs Polvo
- 2 chávenas de arroz
- 1/2 Pimento
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 colher (sopa) de polpa de tomate
- Azeite
- Coentros qb
- Caldo de peixe em cubo
- Salsa, pimenta e piri piri qb
Preparação
Coza o polvo na panela de pressão com uma folha de louro, um pouco de vinho tinto e um pouco de agua (não juntar muita água pois o polvo liberta bastante agua durante a cozedura). O tempo de cozedura varia entre os 15 e os 30 minutos (dependendo do tipo de panela de pressão, é preferível deixar um polvo um pouco rijo para terminar de cozer com o arroz). Depois de cozido, reserve o caldo que sobrou da cozedura, e corte o polvo aos bocadinhos.
À parte, numa panela, faça um refogado com um fio de azeite, cebola, alho, pimento, a folha de louro, e quando estiver tudo lourinho adicione a polpa de tomate, deixe refogar e junte o arroz. Coloque um pouco de caldo da cozedura do polvo para não colar ao tacho e junte o caldo de peixe, para o arroz tomar o gosto. Adicione o polvo e mexa bem. Junte o caldo da cozedura do polvo aos poucos e deixe cozer. Se necessário adicionar água morna. Adicione o sal, pimenta e piri piri a gosto. Quando o arroz estiver quase cozido adicione os coentros picados.
Sirva com salada.
Sugestão: Dizem os entendidos que não se deve colocar sal no polvo durante a cozedura, pois fica rijo. Por experiência própria, aconselho a quem, tal como eu, não gosta do polvo demasiado cozido, a colocar uma pitada de sal por cima do polvo durante a cozedura.
Sugestão 2: Para que o polvo fique macio, use polvo congelado, ou se comprar fresco, congele durante 1 ou 2 dias.