Home » Receitas » Acompanhamentos » Bolo de Caco (típico da Madeira)
receita de bolo de caco
http://pmachico.net/

Bolo de Caco (típico da Madeira)

Receita de bolo de caco

  • 1 kg de farinha
  • 750 gr de Batatas doces
  • 25 gr de Fermento de padeiro
  • 1 pitada de Sal
  • Água q.b

Preparação

Descasque as batatas, leve a cozer em água e reduza-as a puré.
Desfaça o fermento num pouco de água (150 ml +-) e adicione também o sal.
Coloque a farinha numa superfície limpa, abra um buraco no meio e coloque a batata doce e o fermento. Deixe a massa fermentar durante 2 a 3 horas.

Divida a massa em pequenas porções e espalme-as (numa superfície polvilhada com farinha). de seguida coza o bolo de caco numa chapa bem quente, de ambos os lados.

Sugestão: Barre com manteiga de alho, salsa picada e e um pouco de sal.

22 comments

  1. Lino de Jesus Dionisio

    Ola um bom dia.

    Gostava de ter uma resposta se for possivel.
    Tenho visto muitas receitas de bolo do caco todas elas muito parecidas, mas alguns detalhes me chamaram a atençao, enquanto algumas receitas leva batata doce outras não, algumas dizem para deixar levedar 2 a 3 horas outras falam de levedar 1 a 3 dias.
    Que fazer ?

    • Olá Lino
      Antes de mais obrigada pela sua visita e pelo comentário.
      Em relação à batata doce, existem essas duas versões, com e sem batata doce. Pessoalmente prefiro com batata doce. Mas escolher entre uma e outra versão é uma questão que têm a ver com o gosto de cada um.
      Quanto ao tempo aconselhado para deixar a massa levedar, considero que 2 a 3 horas é suficiente, ou então deixar a levedar de um dia para o outro. 🙂

      Bons cozinhados
      Quando preparar a receita passe por cá para dizer como correu 😉

      Cump
      Patrícia

      • Bom dia, sou origanario da madeira meus pais vivem la eu vivi la quatro anos e gosto de muito desta tradiçao madeirense partilhar este sabor nos so. Hoje vivo em frança e queria saber qual é o tipo que aqui ha muita variedade é Como faser um suporte com uma chape para cozer o pao ?
        Obrigado,

  2. ola patrícia quero dar lhe os parabéns pela receita são óptimos eu trabalhei numa casa de bifanas e fazia cerca de 20 bolos por dia quando não tinha que fazer mais a tarde. eu fazia com a batata doce assada acho melhor porque não perde tanto o gosto como cosida beijinhos e parabéns
    pelo site

    • Olá Liliana

      Muito obrigado pela sua visita e pelo seu comentário. 😀
      Obrigada também pela dica da batata doce assada. Vou referir isso na receita.

      beijinhos***

  3. Olá Patricia,
    Sou uma madeirense que não vive na nossa maravilhosa ilha à 30 anos, mas que nunca esquece os sabores madeirenses.
    Digo-lhe que a sua receita é muito boa, mas também faço com a batata assada, porque acentua o doce da batata. `
    Existe coisa melhor que um ” UM PREGO NO BOLO DO CACO, COM MANTEIGA DE ALHO ” ???????
    Patricia, obrigada pela receita.

  4. Ora bem, para faser o bolo do caco tipico da Madeira, tem a sua cienia, porque se formos a ver toda a gente o sabe faser. Em principio o fermento deve ser disolvido em agua tipida e farinha de trigo, e ai sim deixar levedar de um dia para o outro, deixar em lugar fresco, para que nao espanda muito.
    Por fim coser a batata doce com casca, depois de cozida tira-se a casca e esmaga-se ate ficar em pure. Depois num alguidar de madeira ou plastico, juntar a quantidade de farinha necessaria com o fermento e juntar a batata ja em pure, com as maos juntar tudo junto, e adicionar agua tipida e com sal, depois e amassado a mao ate ter uma massa +- consistente, pode adicionar mais agua ou farinha, como seja preciso.
    Depois de pronta a massa, deve preparar uma mesa com uma toalha grande de mesa, polevile com farinha e comece a faser os bolos, ou seja faca bolas pequenas ponha na toalha faca divisoes com a toalha para quando o pao estiver levedado, nao encostar uns aos outros, se nao a tarefa torna-se mais complicado.
    Agora aqui esta mais um pouco de cuidado a ter, para levedar a massa tudo depende da temperatura que esteja em casa, se for mais frio custa mais a levedar mas se estiver quente ja e mais rapido.
    depois deste processo aquece uma telha lisa espalma a massa e poe a coser, se estiver a crescer muito tente espalmar um pouco o bolo, depois e voltar do outro lado, nao esquecer que tem de coser as beiras tambem.

  5. Muito bom dia.
    Estou desejoso por experimentar a receita, tenho só uma dúvida, as quantidades dão para quantos bolos de tamanho médio?

    • Olá Vitor

      Obrigado pelo seu comentário. A receita dá para cerca de 6 bolos de tamanho “normal”. Mas pode sempre optar por fazer mais pequenos ou mesmo um único bolo. 😉

      Cump

      Patrícia

  6. Me encanta la receta del bolo, pero tengo una duda. Si no quiero utilizar toda la masa ese mismo día puedo guardar la masa en la nevera? asi podría consumir el pan más fresco. Cuanto tiempo puede mantenerse en la nevera? Claro si es que se puede hacer. Gracias

  7. Gostaria de fazer o Bolo do caco mas não tenho o forno de barro pode ser assado no forno a gaz convencional? Obrigada. Fatima

    • Pode sim,
      sou Madeirense e vivo em lisboa meia duzia de anos e a saudade bate forte de vez em quando e a minha querida mulher decidiu fazer em casa….
      resultado…
      EXCELENTE…

      ah.. ja ia esquecendo… foi feita na chapa .. aquela eletrica…. a 140º +/- para ir cozendo devagar…. ficou muito bom…

      Depois partilhe como fez e como ficou.

      Cumps

  8. Yara Maria mavuchian

    Olá!Sou do Brasil,estive na Ilha e provei de suas delícias.bolo do caco foi uma das coisas que me enlouqueceu.Já tentei fazer,seguindo livros de receitas,ficaram parecidos…assim…bem de longe.uma dúvida ,qdo for assar é prá ser feito em chapa sobre a chama do fogão,ou em pedra prá assar pizza no forno?Agradeço a ajuda.

  9. Apenas um reparo, não misturem sal na água do fermento o sal quebra a força do fermento. O sal deverá ser adicionado à massa. Bem haja.

  10. Bom dia,
    Quais as quantidades dos ingredientes?

  11. O bolo do caco tradicional de Madeira não leva batata doce! A minha mãe fazia de muito bons e não ponha batata doce. Não sei de onde vem isso de por batata doce no bolo de caco. A receita é farinha de trigo, fermento de padeiro, sal, agua i depois deixar enfermentar uns vinte minutos.

    Un bom sabado e bom fim de semana! Saludos

  12. Sou brasileira,meus sogros eram da Ilha.Eles faziam muito aqui no Brasil,comia-se com carne de porco cozida ou com atum e vinagrete, bom demais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

loading...